quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alterações climáticas


Portugal subiu três posições e ficou classificado em 12.º lugar no melhor desempenho quanto às alterações climáticas, num índice que incluiu os países mais industrializados do planeta.


CIMEIRA DE COPENHAGA

Portugal é 12.º no índice das alterações climáticas
Portugal é o 12.º país com melhor desempenho relativamente às alterações climáticas na avaliação do comportamento dos 57 países mais industrializados, foi anunciado na Cimeira de Copenhaga.

O índice, o Climate Change Performance Index (CCPI), é da responsabilidade da ONG do ambiente GermanWatch e da Rede Europeia de Acção Climática a que pertence a portuguesa Quercus, que apoiou a avaliação feita a Portugal.

"O CCPI mostra que nenhum país dos considerados pode ser destacado como tendo um desempenho satisfatório no que respeita à protecção do clima", afirma um comunicado da organização ambientalista portuguesa.

O critério específico para esta avaliação são as medidas tomadas por cada país para assegurarem à escala global um aumento de temperatura inferior a 2ºC. Os 57 países avaliados são responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia.

EUA nos últimos lugares O objectivo do índice "é aumentar a pressão política e social, nomeadamente nos países que têm esquecido até agora o seu trabalho interno no que respeita às alterações climáticas", afirma a Quercus.

O CCPI resulta de três componentes: a evolução das emissões, nos últimos anos, de quatro sectores: energia eléctrica, transportes, residencial e indústria; as emissões relacionadas com a energia em de cada país, integrando variáveis como o produto interno bruto e as emissões per capita; e a avaliação da política climática do país a nível nacional e internacional.

O país melhor classificado foi o Brasil, seguido da Suécia, Reino Unido e Alemanha. O pior foi a Arábia Saudita, tendo a Espanha ficado em 32.º lugar e os EUA em 53.º lugar.

Jorge Brilhante
in Jornal Expresso

Sem comentários:

Namastê