
O Presidente norte-americano chegou às 8h00 locais (7h00 em Lisboa) a Oslo onde irá hoje receber o Prémio Nobel da Literatura e proferir a habitual declaração de laureado. Barack Obama reduziu ao mínimo a sua participação nas cerimónias associadas à entrega do prémio, permanecendo pouco mais de 24 horas na capital norueguesa, enquanto que o programa oficial dura habitualmente três dias.
A decisão de Barack Obama em procurar dar menor destaque ao acontecimento estará relacionada com o facto da situação no Afeganistão e no Iraque estarem bastante longe de resolvidas. A entrega do prémio ocorre nove dias depois de ter decidido intensificar as operações militares no Afeganistão com o envio de mais 30 mil soldados.
Noruegeses consideram indelicado "Uma avaliação friamente calculada e estratégica de 'realpolitik' esconde-se por trás desta decisão", considerou o especialista de relações públicas KJell Terje Ringdal citado ontem, pelo jornal noreguês VG.
Mais de metade dos noruegueses consideram indelicada a decisão de Barack Obama de encurtar consideravelmente a participação no programa oficial da entrega do prémio Nobel da Paz, indica uma sondagem ontem publicada.
Obama renunciou ao pequeno-almoço com o Rei da Noruega, a uma conferência de imprensa, ao banquete oficial e a assistir ao concerto Nobel.
Antes de receber o prémio, o Presidente norte-americano deverá encontrar-se com o presidente do Comité do Nobel, o norueguês Thorbjoern Jagland, o primeiro-ministro Jens Stoltenberg e o Rei Harald da Noruega.
A presença de Obama em Oslo está a ser rodeada de fortíssimas medidas de segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário