quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gastronomia de Páscoa em Portugal


Folar da Páscoa
Ingredientes:
40 g de fermento de padeiro ou 11g de fermipan
500 g de farinha de trigo
1 dl de leite morno
100 g de açúcar
75 g de margarina (usei manteiga sem sal)
1 colher de café de canela
1 colher de café de erva doce em pó
1/2 cálice de aguardente (usei 30 ml)
2 ovos
sal q.b. (não adicionei nenhum)
2 ovos cozidos (cozi-os com casca de cebola para colorir os ovos)
gema de ovo para pincelar
Preparação:
Misturar o fermento com a 100 g de farinha e adicionar metade do leite, mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos, se necessário adicionar o leite todo.
Numa taça colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo, se colocar sal adicione-o aos ovos. Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica.
Passar uma taça por água a quente e limpá-la muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhei a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas (a mim demorou 2 horas).
Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo (coloquei só em forma de cruz).
Levar ao forno quente a 200º durante cerca de 30 minutos, ao fim de dez cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.

Sem comentários:

Namastê