quinta-feira, 9 de abril de 2009

Doçaria Conventual



Castanha Doce de Arouca




Outras denominações
Castanha de ovos. Castanha Doce de Amêndoa.

Particularidade
Doce de ovos e amêndoa, moldados em forma de castanha e assado nas brasas espetados num pau.

Descrição
Doces pequenos de cor e forma de castanha, pastosos mas consistentes. São feitos com ovos, açúcar, amêndoa e água. Têm as dimensões de uma castanha e pesam cerca de 10g. São apresentados em caixas de cartão ou metal.

História
Fazendo parte da doçaria tradicional de Arouca, a sua história está intimamente ligada à existência das freiras Bernardas do Convento de Arouca. A divulgação da receita destes doces, bem como de toda a rica doçaria tradicional de Arouca, é feita através de moças da ordem que, vivendo fora do convento, também trabalhavam para o mesmo. Estas serviçais do convento estavam em contacto directo com a vida quotidiana monástica de Arouca e também em contacto com as casas senhoriais de Arouca, para as quais o convento era um espaço social.

Uso
A Castanha Doce de Arouca, assim como os restantes doces conventuais, está directa ou indirectamente ligada a certos dias de festa litúrgica, que anualmente fazem reacender os mitos fundadores da sua existência. A doçaria é, também ela, uma forma de solenizar a comunicação com a divindade. O calendário festivo-monástico do fabrico da doçaria conventual de Arouca inclui o Natal, a Páscoa e a Festa da Rainha Santa Mafalda.

Saber Fazer
Faz-se uma calda com o açúcar e a água até formar ponto de cabelo e deixa-se arrefecer. A amêndoa, depois de pelada e moída, é ralada e os ovos batidos, adicionando-se então o açúcar e leva-se ao lume para secar. Depois de fria a massa, moldam-se as castanhas que se passam por ovo e se assam nas brasas para crestarem e ganharem a cor da castanha. Servem-se dentro de caixinhas de papel.

2 comentários:

aparaibatem disse...

Quando vieres ao Brasil trás uma caixinha prá mim?
Bjssssssssssssss

marta disse...

se kiser encomendar,esses doces tao bons como e k posso fazer?

Namastê