sábado, 25 de abril de 2009

Os Lírios


O lirio é uma das flores mais antigas de que se tem notícia, faz parte de uma lista muito antiga de flores que foram consideradas mágicas pelo poder que teria, de proteção contra bruxaria e más vibrações. Acredita-se que, nos jardins, são verdadeiras barreiras contra malefícios.

Alguns dizem que o Lirio nasceu das lágrimas que Eva derramou ao abandonar o Jardim do Éden. Para os egípcios, as flores brancas de Lirio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores haviam brotados do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles. Os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo alusão à pureza. Este fato justifica a presença da flor nos ramos das noivas. Houve um tempo em que se acreditava que os Lirios contribuíam para reconciliações de amantes, já que seus bulbos tinham poderes místicos que causavam a reaproximação dos namorados afastados. Outra crença do passado mostra o Lìrio como agente que elimina as más vibrações do interior da casa, e impede a chegada de malefícios, quando plantado nos jardins.

Meu Jardim está cheio de lírios em flôr!

(Foto de Carla Freire)

1 comentário:

Anónimo disse...

Carla, meus olhos, minha alma, meu coração...cada dia ama mais o seu jardim e a beleza do seu Ser ! Obrigada pelo lirio vosso de cada dia em nossas vidas! Parabés criatura SANTA, que cria alegria !

beijos minha querida

Riso

Namastê