quinta-feira, 19 de março de 2009

Rota dos Vinhos-PORTUGAL


ROTA DO VINHO DO PORTO (E DOURO)
O Douro vinhateiro é uma das paisagens mais impressionantes do mundo, justamente classificada pela UNESCO como Património Mundial. Ao longo de gerações, milhares de homens construíram extraordinárias escadarias de socalcos em encostas clivosas de montanha, transformando terras quase inacessíveis em extensas áreas de cultivo do famoso vinho do porto. É daí que vem uma das marcas mais fortes e impressionantes da região. Terra de grandes contrastes, o Douro é marcado pelas serras xistosas do Marão e de Montemuro, que o protege dos ventos atlânticos, abrindo-o à influência mediterrânica e continental. O rio Douro e seus afluentes, correndo em vales profundos, desenham uma paisagem de uma beleza agreste e misteriosa, batida por grandes amplitudes térmicas, com verões muito quentes e Invernos rigorosos. Os roteiros para visitas possíveis são infindáveis, desde as famosas quintas ligadas à produção de vinho do Porto, até aos mais recentes núcleos de arte rupestre do rio Côa, passando por algumas propostas hoteleiras de muito bom nível e de viagens de barco ou caminho-de-ferro com um enquadramento paisagístico fabuloso. A gastronomia regional casa-se superiormente com o vinho generoso e com os cada vez mais bem cotados vinhos de mesa durienses. É justo destacar o tradicional cabrito, a carne maronesa e os enchidos.

Sugestão de VINHO

Morgadio da Calçada Branco 2007

O Morgadio da Calçada é produzido a partir de vinhas com 20 anos onde predominam a Codega e o Viosinho, para além de vinhas muito velhas onde predomina a Malvasia fina. Depois de colhidas, as uvas são transportadas em caixas de cerca de 25 kg, para adega onde depois de escolhidas são posteriormente prensadas. Antes de iniciar o processo de vinificação, o mosto é decantado a baixas temperaturas durante um período de 16 a 24 horas.
Notas de Prova

Vinho de aroma intenso a frutos citrinos, alperce e frutos secos, com notas minerais, de grande complexidade. Na prova de boca tem uma boa estrutura, é fresco e vivo, mas ao mesmo tempo volumoso e com concentração, a madeira mostra--se bem integrada, contribuindo para um final longo que persiste e onde permanecem notas minerais e cítricas.
Vinificação

A fermentação ocorreu sem inoculação, parte em barricas novas e usadas de Carvalho Francês em sala com temperatura controlada, e o restante fermentou em cubas de inox a baixas temperaturas. O vinho estagiou sem fermentação malolática durante 7 meses em barrica e em cuba inox na presença de borra fina.


Produto: Morgadio da Calçada Branco 2007
Produtor: Niepoort (Vinhos) S.A
Região: Douro
Tipo de Solo: Xisto
Vinhas: Provezende
Idade das Cepas: 20 e mais de 80 anos
Castas: Codega, Rabigato, Viosinho, Arinto e Malvasia fina
Ano: 2007
Forma de Vindima: Manual em caixas de 25 Kg
Malolactica: Não realizada
Fermentação: Barricas de carvalho francês e pequenas cubas inox
Estágio: 7 meses em barricas de carvalho francês e cuba inox
Teor alcoólico: 12,5% vol
PH: 3,36
Acidez Total: 4,82 g/dm3
Açucar Residual: 3.0 g/dm3

Sem comentários:

Namastê