segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Pasión de Buena vista"no Porto e em Lisboa


"Pasión de Buena vista"no Porto e em Lisboa

O espectáculo de música e dança cubana "Pasión de Buena Vista" sobe ao palco do Coliseu do Porto terça-feira,26 de maio 2009, às 21.30 horas, e chega ao do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia seguinte, à mesma hora.

"Pasión de Buena Vista" vem ao Porto e a Lisboa quase no final de uma digressão europeia que envolve 38 espectáculos em 31 cidades de 19 países. A digressão iniciou-se em Belgrado, na Sérvia, e termina, no próximo sábado, em Ochtendung, na Alemanha.

O espectáculo, que dura cerca de 90 minutos, conta com oito bailarinos do grupo Tropicana, os grupos La Idea, com 11 músicos e três cantores de apoio (dirigidos por António Castro), e os três cantores dos Compañeros de Buena, assim como um vasto guarda-roupa com trajes únicos.

Estes grupos de música e dança vão mostrar em palco os estilos tradicionais de Cuba, nomeadamente o son cubano, um dos mais populares, inventado nos anos 20 pelos trabalhadores dos campos de cana de açúcar, e que mais tarde veio dar origem à moderna salsa.

O danzón foi durante muitos anos rejeitado pelas classes mais altas da sociedade de Cuba, mas é actualmente um dos mais populares estilos de dança, tendo dado origem, em meados do século XX, ao cha-cha-cha, rumba e mambo. Originalmente, o son era tocado por três músicos, com guitarras, claves e as maracas, mas, mais tarde, juntaram-se os bongos e marimbas, e nos anos 40 e 50 as trompetes tradicionais das big band americanas.

Sem comentários:

Namastê