sábado, 2 de maio de 2009

CINEPORT 2009 - João Pessoa - BRASIL


Cineport terá Chico César e mostra com 156 filmes


Durante dez dias, a capital paraibana vai sediar a 4ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport). Na ocasião, serão exibidos 156 filmes, oriundos do Brasil, Portugal e África, incluindo curtas e longas-metragens. A programação será aberta público às 20h do dia primeiro de maio, na Usina Cultural Saelpa, se estendendo até 10 do mesmo mês. A programação prevê ainda dez shows musicais, incluindo a apresentação de Chico César, além de exposições fotográficas, lançamentos de livros, espetáculos de dança, oficina de videoarte, fóruns e debates. A promoção é da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e conta com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Os 156 filmes do festival serão distribuídos em seis mostras, que serão vistas em duas salas. Quatro delas são competitivas (Andorinha; Andorinha Digital; Andorinha Criança; e Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano). As demais exibições serão realizadas durante a Mostra Brasil e Mostra Troféu Humberto Mauro.

Este ano, Moçambique será a nação homenageada, com atrações musicais, além de exposição fotográfica e de artesanato relativos ao país. Também terão a mesma reverência os seguintes nomes: os diretores Helena Ignez, Linduarte Noronha, Isabel Noronha, Teresa Villaverde e Aloísio Teixeira; os atores Ruy Polanah e Emiliano Queiroz; e o coletivo de produção audiovisual paraibano Las Luzineides.

Grande parte da programação do Cineport será dedica à cinematografia local. Como exemplo, pode-se citar o Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano, além de uma pauta de fóruns e encontros.

O público do Cineport terá acesso ainda a outras atividades culturais a exemplo de shows musicais, entre eles o de Chico César, no dia 9; duas exposições de fotografias; dez lançamentos de livros; espetáculos de dança; oficina de videoarte; fóruns e debates.

A entrada custa R$ 2. A renda integral será destinada a instituições filantrópicas da cidade de João Pessoa. A partir do segundo dia do festival até 10 de maio, a programação de filmes começa sempre às 16h. A troca de ingressos e a abertura dos portões são a partir das 15 h.

Abertura – A solenidade de abertura apenas para convidados acontece no dia primeiro de maio, às 19h, na Usina Cultural Energisa. Na ocasião, serão exibidos trechos de ‘Sob o Céu Nordestino’ (1928), de Walfredo Rodriguez, considerado o marco zero da produção cinematográfica paraibana. Ao mesmo tempo em que as cenas serão mostradas, a Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa executará ao vivo a trilha sonora filme, composta 80 anos depois pelo maestro Carlos Anísio, que também será o regente do grupo.

Os portões serão abertos ao público por volta das 20h, após a solenidade especial. A primeira noite do Cineport será encerrada com o show do bandolinista Hamilton de Hollanda. O músico é considerado um dos maiores destaques da cena instrumental brasileira.

Cerimônia Especial de Premiação – Este ano, a cerimônia de premiação do Cineport será realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no dia 9 de maio, às 20h. Marcarão presença alguns nomes importantes do mundo do cinema nos países de língua portuguesa.

Entre os convidados estão os atores portugueses Nicolau Breyner, Ana Moreira, Carla Bolito, Anabela Teixeira e Sandra Cóis; os atores brasileiros Emiliano Queiroz, José Dumont e Daniela Escobar; os diretores nacionais Júlio Bressane, Vladimir Carvalho, Orlando e Conceição Senna; e os cineastas africanos e portugueses Zezé Gamboa, Fernando Vendrell e Camilo de Sousa.


Confira a programação musical:

01/05 - Hamilton Hollanda – Brasil

02/05 – Lula Queiroga – Brasil

03/05 – Jeferson Gonçalves – Brasil

04/05 – Suzana Travassos – Portugal

05/05 - Tambor de Três – São Tomé/Portugal/Angola

06/05 - Batida – Angola

07/05 - Flavio C. e Zacharias Nepomuceno – Brasil

08/05 - Ghorwane – Moçambique

09/05 - Chico César – Brasil

10/05 - Orquestra de Câmara de João Pessoa
- Baluarte (O Festival Cineport abre espaço para novos nomes da música paraibana)


da Redação (com Secom-JP)

1 comentário:

Anónimo disse...

que máximo...obrigada

adoro saber o que vc. encontra pelo caminho...eu vou seguindo a trilha e levando recheiosss rsrsrs!

beijos

Namastê