segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mariana Aydar em Portugal


"Sou cantora do que bate no meu coração"

SUSANA FARIA
A brasileira Mariana Aydar está em Portugal para apresentar hoje, às 21 horas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o disco "Peixes pássaros pessoas". Com o avô a viver em Guimarães, é a primeira vez que a cantora visita terras lusas.

"Estou muito feliz por estar a fazer uma digressão europeia, porque sinto que as pessoas conhecem muito a música brasileira. É muito valorizada, às vezes, até mais do que no Brasil". Assim, Mariana Aydar admite estar contente por, pela primeira vez, dar a conhecer a sua música a Portugal. "Nunca fui para cantar, mas o meu avô é de Guimarães, então, já fui muitas vezes passar férias", recorda a intérprete.

O dia em que o álbum é editado em Portugal é o da apresentação da paulista ao público português. Com o título de uma das faixas que o integra, chama-se "Peixes pássaros pessoas". Antes de escolher o nome, Mariana Aydar decidiu "o que queria falar" no disco. A intérprete considera a facilidade em definir um tema como a "principal diferença" entre o mais recente "Peixes pássaros pessoas" e o anterior, denominado "Kavita 1". Como motivo da maior facilidade em construir uma identidade para o novo CD, a cantora diz que contribuiu um "amadurecimento pessoal e, consequentemente, musical".

"É retrato de um amadurecimento por que passei, muito por ter sido exposta ao primeiro disco de uma forma muito despretensiosa", explica e acrescenta que "Kavita 1" obteve "um reconhecimento muito grande", que a expôs às mais diversas situações, por "lidar com vários públicos".

Aydar diz que o tema de que trata o álbum é a "relação do homem moderno com o Mundo e do aprisionamento do homem moderno - o quanto somos presos na nossa moral, na nossa cabeça e na sociedade".

Este assunto, recorrente no disco, está presente na imagem que lhe dá nome. É "uma alusão a como, muitas vezes, os bichos estão mais para a frente do que nós. Os pássaros podem estar nas gaiolas, mas podem voar; os peixes podem estar no aquário, mas podem nadar no mar e a gente parece que nunca sai da nossa prisão, da nossa casa, do nosso escritório", esclarece.

A intérprete define bem o assunto. Mas o género musical, esse, será sempre livre. "Nenhum artista merece algum rótulo. Ele tem que ser livre. Hoje, posso fazer samba e noutro disco posso fazer só rock, indie, qualquer coisa", opina Aydar. Quando é preciso classificar-se a si própria diz, apenas: "Sou uma cantora de música popular brasileira que se dá à liberdade de cantar todos os estilos de música. Sou uma cantora do que bate no meu coração".

Em "Peixes pássaros pessoas", Mariana Aydar integra vários géneros musicais. "Tem uma pegada bastante rock. Mesmo nos sambas, tem uma pegada rock. Também tem hip hop em algumas músicas, tem influência do baião e do forró. Tem muitas coisas dentro desse disco", declara.

Sem comentários:

Namastê