sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Musas da Música


Seu nome é Ana Maria Diniz da Silva, mas é com o nome artístico de "Ana Diniz" que atua em espetáculos de teatro, dança, música, e agora em carreira solo realiza o seu primeiro Cd "Cocos, Cirandas e Canções". Bebendo na fonte dos mestres e mestras da cultura popular, ela se apropria dos gêneros musicais de sua terra natal, Recife, para criar suas composições e interpretá-las de forma única.

No ano de 2006 começa seu trabalho solo na música após fazer parte de diversas bandas do Recife. Faz shows pelo Brasil, recebe o prêmio Geraldo Azevedo de melhor intérprete e realiza workshops de "Cantos e Danças tradicionais de Pernambuco".

Em 2007 lança seu Cd em pleno carnaval multicultural do Recife, ao lado dos maracatus, afoxés, bois, cocos e todas as manifestações que fazem parte da sua vida e da sua música, acompanhada pela alfaia e a rabeca. Suas canções transportam o ouvinte do litoral ao sertão contando histórias de lugares, pessoas e falando de amor.

Seu Cd foi eleito um dos 20 melhores Cd's de 2007 pelo site musicnews. Tem sua música distribuída digitalmente para o mundo pela BM&A e recebeu ótimas críticas de jornalistas de renome nacional como José Teles (Jornal do Comércio-Recife-PE), Lauro Lisboa Garcia (Estado de São Paulo), Leonardo Lichotte (Jornal "O GLOBO", Rio de Janeiro-RJ).

Seu canto, intercalado por rápidos agudos guturais, é acompanhado por uma percussão certeira e uma rabeca tensa em alguns momentos, tênue em outros, joga a lembrança à música moura, mediterrânea, vinda via Portugal, e acoplada já há muito tempo à canção brasileira. Despojado, cru e impressionante, especialmente é o estilo interpretativo de Ana, curiosamente parecido com uma técnica eslava de canto, lembra a cantora russa Sainkho Namtchylak, uma das musas da world music.

Saiba tudo sobre ANA DINIZ em:
http://www.myspace.com/anadiniz

Sem comentários:

Namastê