terça-feira, 10 de agosto de 2010

Kate MacDowell - a difícil relação Homem/Natureza


Na sua obra, a artista norte-americana Kate MacDowell apresenta um variado leque de temas que alternam entre a representação da figura humana em estados de angústia e situações em que o ser humano interage com a natureza. A artista afirma que as suas peças são a sua resposta aos problemas ecológicos do planeta, incluindo mudanças climáticas, poluição e comida geneticamente modificada, representando também mitos, a história da arte ou metáforas.



Um olhar atento sobre o Mundo e uma vasta experiência de trabalho em vários países, assim como a herança que a história ocidental do Renascimento e do Oriente lhe proporcionaram, fizeram com que MacDowell procurasse outras formas de tentar reconhecer as assimetrias entre dois mundos cada vez mais separados: o da natureza e o do homem.



Muitas das suas esculturas representam também animais com atributos antropomórficos, que vivem no ambiente pré-configurado que o ser humano lhes deu, como existem em parques zoológicos ou outros ambientes recriados. A escolha da porcelana deveu-se essencialmente ao contraste entre a delicadeza do material e as formas naturais.







Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/01/relacao_homem_natureza.html#ixzz0wGBRrzcs

Sem comentários:

Namastê