terça-feira, 6 de julho de 2010

AS 3 PENEIRAS DE SÓCRATES


AS 3 PENEIRAS DE SÓCRATES




Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:



- Quero contar-te uma coisa de um amigo teu!



- Espera – disse Sócrates – Antes de contar-me, fizeste passar essa informação pelas 3 peneiras.



- 3 peneiras? Que queres dizer?



- Vamos peneirar o que queres me dizer. Usemos as 3 peneiras. Se não as conheces, presta atenção. A 1ª é a peneira da VERDADE. Tens certeza que o que queres dizer-me é verdade?



- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.



- A 2ª peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?



Envergonhado, o homem respondeu:



- Devo confessar que não.



- A 3ª peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?



- Útil? Na verdade, não.



- Então, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Sem comentários:

Namastê