quarta-feira, 9 de junho de 2010

São João

O São João é uma das maiores comemorações do Nordeste, a festa é celebrada pelo dia do nascimento do santo. São João era filho de Zacarias e Isabel e primo de Jesus. Nasceu em uma pequena aldeia próxima a Jerusalém,e teve seu nascimento foi anunciado a sua mãe pelo anjo Gabriel. Foi santificado ainda no útero de sua mãe.

Desde muito cedo São João se preparou para a vinda do Messias e começou a pregar a “Boa Nova” próximo ao Rio Jordão. Tido como profeta, São João foi muitas vezes chamado de “encarnação de Elias”. Foi no Rio Jordão, que começou a batizar grande numero de penitentes, até que Jesus foi ao local para ser batizado por ele.

Após o batismo de Jesus, São João continuou perto do Rio Jordão pregando. O Rei Herodes Antipas, rei da Pereia e Galiléia, sentindo-se ameaçado com a pregação do profeta mandou prender João. Como João pregava com veemência, contra a relação de Herodes com sua amante e rainha Herodias, a filha da rainha, chamada de Salomé, que era uma bela mulher conseguiu seduzir Herodes e exigiu dele a cabeça de João em uma bandeja em troca de seus favores, após o pedido o santo foi decapitado e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.

São João é o padroeiro da amizade e tem sua festa comemorada no dia 24 de junho, que é o dia do seu nascimento.

Sem comentários:

Namastê