
Vila Nova de Gaia reforça, em Agosto, a programação de "Capital da Cultura do Eixo Atlântico" com o lançamento de novos eventos que vão ao encontro de diferentes públicos.
O terceiro mês da capitalidade vem também confirmar a aposta, assumida desde o início, de aproveitar a ocasião para estabelecer raízes que venham a dar frutos posteriormente, passado que estiver o ano da Capital da Cultura, bem como apontar à criação de novos públicos para a Cultura.
Assim, enquanto alguns dos projectos que agora nascem ficarão ancorados em Vila Nova de Gaia, outros têm aqui o berço mas encontrarão sequência no vasto espaço dos 34 municípios que integram o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
De entre as iniciativas a realizar durante as próximas semanas, destacam-se:
- Festival Eixo Rock - com a participação de bandas portuguesas e galegas;
- Festival de Humor - os maiores nomes da comédia nacional ao serviço das 24 freguesias de Gaia;
- Gaia Folk - festival internacional de folclore e expressão cultural;
- Artes Plásticas - exposições de escultura.
GAIA FOLK
01 a 09 de Agosto - Cais de Gaia
"Gaia Folk" é nome de um festival internacional que, sendo de folclore, abrange expressões artísticas como a música e a dança menos habituais neste tipo de eventos.
Durante os primeiros nove dias do mês, o festival traz ao Cais de Gaia um retrato vivo da música e da dança populares tradicionais das mais diferentes latitudes, incluindo regiões onde o folclore é muito diferente do que lhe associamos em Portugal.
Um dos exemplos é a América Latina com os sons de cariz índia e evocações andinas, os quais nos chegarão através de um grupo argentino. E o contraste far-se-á com os representantes da Sérvia ou da Croácia, a par dos ranchos e grupos de diferentes regiões de Portugal, de Espanha (Galiza e País Basco) e de França.
Os espectáculos decorrerão a partir das 22 horas de segunda-feira a Sábado e às 18 horas ao Domingo, sempre com acesso gratuito.
Foto de Carla Freire