sábado, 25 de julho de 2009

Blues aproximam Guarda e Béjar



2009-07-24
LUÍS MARTINS

O norte-americano Eugene "Hideaway" Bridges estreia, esta noite, o palco do primeiro festival transfronteiriço de blues nas cidades geminadas da Guarda e Béjar (Espanha) até 1 de Agosto.

O Transblues resulta de uma candidatura conjunta do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e da Junta de Castela e Leão ao programa comunitário "Redes" com base nos festivais promovidos anualmente naquelas duas localidades.

O orçamento é de 175 mil euros, dos quais 35 mil serão suportados pelos parceiros portugueses.

A Guarda acolhe a primeira parte do evento, com concertos de Eugene "Hideaway" Bridges (hoje), Bob Stroger and the European Band (amanhã) e o camaronês Roland Tchakounte (domingo) no Jardim José de Lemos, no centro da cidade.

O festival muda-se depois para o café-concerto do TMG, onde actuarão o projecto portugês Minnemann Blues Band (dia 29) e os espanhóis Bluedays (dia 30). Por esses dias arrancará o cartaz de Béjar, com os portugueses Nobody's Bizzness (dia 29) e Bob Stroger and the European Band (dia 30). Seguem-se The Mighthy 45's e Angela Brown, The Mighty 45's e Maceo Parker (dia 31) e Eugene 'Hideaway' Bridges, Sugar Blue e Wentus Blues Band + Eddie Kirkland + Barrence Whitfield a 1 de Agosto.

Segundo Américo Rodrigues, director artístico do TMG, o festival resulta da fusão de dois festivais de blues organizados em Béjar -- há já nove anos -- e na Guarda, nos últimos dois anos.

Adiantou que a iniciativa tem subjacente "a ideia de movimento, de cooperação e de amizade", com o objectivo de possibilitar "que as pessoas se desloquem à Guarda e a Béjar" durante a sua duração.

Sem comentários:

Namastê