Um fenômeno conhecido como perigeu lunar poderá ser visualizado no próximo sábado, dia 19 de Março: trata-se da maior aproximação do satélite da Terra, provocando uma ‘superlua’ cheia.
É esperado um espetáculo visual quando a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita – chegará mais próxima do nosso planeta desde 1992.
A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.
Superlua
O fenômeno denominado de ‘Superlua’ muito se tem escrito sobre a influência do mesmo na ocorrência de grandes catástrofes naturais. Um fenômeno que a ciência desmistifica.
São várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março.
Porquê? Porque em 19 de março a lua vai atingir o ponto mais próximo da Terra desde 1992, ou seja, passará a 356.577 quilômetros. Este fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’ que está conectado com fenômenos geológicos - como os terremotos, vulcões e tsunamis.
A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.
O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.
Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário