sexta-feira, 4 de março de 2011

Hoje tem......Cafuçu em João Pessoa

Este ano, o Cafuçu comemora 21 anos de sua criação em 1990 quando o bloco saiu pela primeira vez no antigo Beijo Gelado, na praia do Cabo Branco. Para isso, o bloco contará com a participação de 18 [?] orquestras distribuídas entre o Ponto de Cem Réis e a Praça do Bispo, onde funcionará a Difusora Cafuçu irradiando para o Ponto de Cem Réis músicas dos antigos e novos carnavais, além das canções e recados românticos dos foliões.
O bloco carnavalesco Cafuçu é responsável, com mais dez blocos, pela criação do Projeto Folia de Rua (1992) e pela fundação da Associação Folia de Rua (em 1996), na nossa capital. Para contextualizar, na segunda metade dos anos oitenta, do século passado, o carnaval de rua e de clubes, na capital, enfrentava uma fase de declínio, em termos de mobilização de amplos e diversos setores sociais. Setores da classe média eram atraídos, neste período, pelo carnaval das cidades de Olinda – que começa a repercutir fortemente no País -, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Enquanto isto, o chamado carnaval tradição, uma iniciativa das camadas populares, formado pelas escolas de samba, tribos indígenas, blocos de orquestras, entre outros, mantinha o seu desfile, durante o calendário oficial do carnaval.
Em 1987, um pequeno grupo de professores universitários, artistas, estudantes, ativistas culturais da capital, resolveram, na semana que antecede o carnaval oficial, desfilar pelas ruas do Bairro Miramar em direção à praia, puxados por uma carroça de burro, animados por violões e tambores. É fundado o Bloco Muriçocas do Miramar e, sete anos depois, com o surgimento de mais dez blocos, é criada oficialmente a prévia carnavalesca Folia de Rua, com o lançamento de um LP Folia de Rua, com a gravação dos hinos desses blocos. Hoje, são mais de trezentas mil pessoas que brincam em dezenas de blocos, durante os sete dias da prévia carnavalesca de João Pessoa, sempre na semana que antecede a data oficial dos festejos do Rei Momo.
A concentração começa às 8 da noite na praça do Bispo e no Ponto Cem Réis....não percam!

Sem comentários:

Namastê