sexta-feira, 18 de março de 2011

Estação Cabo Branco realiza observação da lua e de Saturno

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Neste final de semana haverá observação da lua e do planeta Saturno na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Quem quiser conferir basta ir ao terceiro pavimento da Torre Mirante, neste sábado (19) e domingo (20), a partir das 18h. A observação faz do projeto Venha Ver a Lua, que acontece no local há cerca de dois anos, e está condicionada ao clima do dia. A entrada é aberta ao público.
O professor de astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, disse que neste sábado a lua excepcionalmente estará mais perto da Terra, a uma distância de 358.362 quilômetros, de acordo com o anuário de astronomia. "O fenômeno é conhecido por Perigeo, ponto da órbita elíptica que recorre um corpo (natural ou artifical) ao redor da terra. É quando ele está mais no centro do planeta", explicou Marcos.
A lua nasce no céu de João Pessoa neste sábado às 17h46. "O aumento de tamanho se deve pela aproximação da lua a terra, mas é relativamente imperceptível a olho nu. Algumas pessoas mais sensíveis e que gostam de observar a lua sentem mais a diferença do que outras", disse. O fenômeno provoca também mudanças no mar, que estará bem mais forte do que o normal.
O planeta Saturno também estará visível por telescópio neste sábado (19) às 19h30. Serão disponibilizados vários telescópios para observação, que estarão montados no terraço panorâmico no terceiro pavimento da Torre Mirante. As pessoas poderão tirar dúvidas sobre o estudo do Universo, do Sistema Solar e da Galáxia.
Venha Ver a Lua – É um projeto da Estação Cabo Branco realizado desde o ano de 2008, uma vez por mês, com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência e, sobretudo, a astronomia. O projeto esteve parado por um período, mas com a inauguração do Museu da Ciência voltou às atividades normais. A missão da Estação Cabo Branco é difundir e popularizar a ciência e as artes para a inclusão social.
SERVIÇO:
PROJETO VENHA VER A LUA
Dias: Sábado (19) e Domingo (20)
Hora: 18h
Entrada aberta ao público
Local: Laboratório de Astronomia, no Terceiro Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artess

Sem comentários:

Namastê