quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exposições: 'Onde é Aqui e Acolá?' e 'Para Los Ojos'


Estação Ciência abre mostra de artes

Duas novas mostras serão abertas para visitação pública no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco Ciência,Cultura e Artes, nesta quinta-feira (13), às 17h. São as coletivas "Onde é aqui e acolá?", composta por mapas, pinturas,fotografias, rotas, diários de viagem, poemas e música do projeto que faz uma releitura entre a África, Brasil e Portugal, e "ParaLos Ojos", que reúne pinturas de quatro artistas brasileiras que utilizam a pintura como linguagem para olhar o mundo de outra forma.
A curadora da mostra "Onde é aqui e acolá?", a artista plástica e fotógrafa Eliane Velozo, explicou que uma linha reta foi desenhada no mapa mundi, onde foram marcados três pontos unindo os continentes de Cabo Roca (Portugal), Cidade Velha (Cabo Verde, África) e a Ponto do Seixas (João Pessoa, Paraíba, Brasil). Em cada um dos países foi realizado um dia de vivências coletivas com artistas das regiões. Cada artista produziu uma ou mais obras durante o dia da convivência.
A vivência partiu da pergunta/tema do projeto: "Onde é aqui e acolá?". Foram trabalhados os conceitos de territorialidade, distâncias, proximidades, criação de rotas, construção de significados, vivências entre pensamentos individuais, subjetividade e objetividade.
Participam do projeto e da exposição coletiva, por local de vivência, os artistas Cleo Veloso, Marta Velozo, Ricardo Peixoto, Ronaldo Zenha, Severino Iabá, Eliane Velozo (Paraíba, Brasil); Antônio V. da Silva, Julio Almas, Mafalda Capela, Madshoff (Cabo da Roca, Portugal); Antônio Monteiro, Dulce Cerqueira, Helena M.R. Lisboa, Nedyl Rosa, Nuno Reboscho e Omar Camilo (Cabo Verde, Cidade Velha.
A mostra, ao mesmo tempo em que mapeia os artistas plásticos, fotógrafos, pintores e escultores destes lugares, tem o objetivo de salvaguardar a riqueza linguística e criação plástica com base em sua localização geográfica de origem ou de identidade e nas possíveis viagens que o projeto proporciona. Durante toda a mostra coletiva, a música produzida por um dos participantes estará sendo executada como som ambiente.a, África).
Exposições: 'Onde é Aqui e Acolá?' e 'Para Los Ojos'
Abertura: Quinta-feira (13)
Hora: 17h00
Local: Segundo Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano/João Pessoa
Até o dia 13 de fevereiro


Sem comentários:

Namastê