sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Crianças do Nordeste



Segundo o neurologista infantil e coordenador do Projeto, Dr. Marco Antonio Arruda, comparadas com as crianças e adolescentes do Sul e do Sudeste, os da região Nordeste mais frequentemente têm hábitos solitários.Estudo inédito realizado nas cinco regiões do Brasil revela que 14% das crianças e adolescentes do Nordeste são definidos pelos pais e professores como solitários. A pesquisa faz parte do Projeto Atenção Brasil, coordenado por pesquisadores do Instituto Glia com a colaboração da Universidade de São Paulo, La Sapienza de Roma e do Albert Einstein College of Medicine de Nova York, e entrevistou pais e professores de nove mil crianças e adolescentes.
A etapa nacional do Projeto Atenção Brasil também aponta que, se por um lado as crianças do Nordeste preferem brincar sozinhas, por outro, são 80% mais gentis em relação a outras regiões do país.
Quando comparados os índices de Saúde Mental em todo o Brasil, o estudo revelou que 40,9% das crianças e adolescentes da região Nordeste têm sintomas emocionais e 15,1% deles apresentam um maior risco de terem ou desenvolverem transtornos mentais. A região Sul apresenta os melhores índices de Saúde Mental (risco de transtornos mentais de 10,8%) e desempenho escolar do Brasil.
Depois do projeto piloto realizado em 2008, na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, com 2.173 crianças, o Projeto Atenção Brasil de 2010 tem abrangência nacional. Com o objetivo de identificar fatores de risco e proteção para a saúde mental de crianças e adolescentes, o Projeto entrevistou pais e professores de 9.149 delas, nas cinco regiões do Brasil.
Os números da fase nacional do Projeto Atenção Brasil serão transformados em uma cartilha com recomendações para pais e professores sobre educar evitando fatores de risco e promovendo fatores de proteção para a Saúde Mental e bom desempenho escolar. A apresentação do Projeto e da cartilha acontece no III Congresso Aprender Criança nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Foto de Carla Freire/João Pessoa

Sem comentários:

Namastê