sexta-feira, 12 de março de 2010

Alessandro Bavari





Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado - Alessandro Bavari
Publicado em fotografia por diana em 11 mar 2010


Sodoma e Gomorra, as duas cidades bíblicas destruídas pela ira de Deus pelo seu vício e pecado, voltaram a ganhar vida pelas mãos de Alessandro Bavari. O italiano decidiu recriá-las numa colecção de arte digital obscura feita unicamente em Photoshop.

Inspirado na arte renascentista italiana e flamenga, as séries Sodoma e Gomorra lembram-nos o assustador imaginário religioso dos pintores d século XIV e XV. Autênticas aberrações dignas do fim do mundo acompanhadas de um cenário sombrio e de versos bíblicos, como a Epístola de Judas, criam um freak show à moda antiga: um lugar onde cada um pode escrutinar os seus desejos mais intímos no dia-a-dia para encontrar o seu caminho e voltar a perder-se.

Nas duas cidades proibidas, as pessoas viviam numa ausência total de moralidade, devotas ao vício e à luxúria, onde todo o tipo de perversão sexual era mera rotina. No entanto, Bavari tem uma perspectiva diferente destes locais: vê-os como um parque de diversões para visionários, e o seu olhar não é acusador, nem benevolente - simplesmente curioso. E desse olhar quase analítico nascem as imagens que agora vemos.



Bavari nasceu em Latina, uma pequena cidade a sul de Roma, decidindo-se pelo ramo artístico quando começou a fazer fotomontagens aos 15 anos. Depois, estudou cenografia, fotografia, história da arte, desenvolvendo as técnicas de pintura em óleo, aguarelas e estampas, ao mesmo tempo que experimentava métodos mais industriais e fotográficos. Desde 1993, trabalha em manipulação digital, desenvolvendo uma linguagem artística própria da qual estas séries são um exemplo.


Não deixe de visitar o site de Alessandro Bavari.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/03/sodoma_e_gomorra_as_cidades_do_pecado_-_alessandro.html#ixzz0i19g2GhM

Sem comentários:

Namastê