domingo, 7 de junho de 2009

FESTIVAL de músicas do MUNDO


Já rola o festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo.
Primeira edição. Uma conquista cultural.

Os melhores palcos e plateias de uma região inteira unem-se para acolher vinte concertos, num cartaz que sobrevoa meio mundo: Índia, Guiné-Bissau, Espanha, Holanda, Brasil, Colômbia e Canadá. De 29 Maio a 24 Julho de 2009, uma programação partilhada entre Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e Aveiro fará do festim uma marca regional para o país cultural.

O festim recebe a herança dos festivais temáticos de músicas do mundo - uma área de paixão nas programações d’Orfeu -, que a associação promoveu anualmente em Águeda desde 2002. O novo festival intermunicipal estrutura-se numa programação em rede entre municípios vizinhos (Águeda, Sever do Vouga, Estarreja e Ovar são os pioneiros, para um projecto a 4 anos, a que se juntam mais três municípios nesta edição de 2009), com um cartaz de reconhecido mérito internacional. Esta intervenção alargada visa uma oferta cultural de referência para a região, com impactos locais associados à projecção exterior de cada um dos Municípios envolvidos.

Bem-vindos todos, o programa está servido.
Faça-se um festim!

Alguns destaques do Festim

Hermeto Pascoal & Aline Morena
Brasil

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal é uma autêntica força da natureza. Homem dos sete instrumentos, a sua criatividade é inesgotável. Valendo-se de todo e qualquer objecto capaz de produzir sons - além de tocar instrumentos convencionais como o piano, as flautas ou os cordofones, todos magistralmente - Hermeto Pascoal apresenta um incrível carácter experimental. O inesperado acontece sempre nos concertos deste mago brasileiro que, no festim, se apresenta em duo com Aline Morena. Mais que da música do mundo, Hermeto é figura maior do mundo da Música!
+

Qui 18 Jun
CTE - ESTARREJA
Sex 19 Jun
CAO - OVAR
Sáb 20 Jun
CAE - SEVER DO VOUGA

Amsterdam Klezmer Band
Holanda

Os holandeses prometem um espectáculo electrizante, num cocktail sonoro de música cigana dos Balcãs e sonoridade Klezmer. Esta é a imagem de marca da Amsterdam Klezmer Band, formação holandesa de talentosos músicos com raízes judias que dá um novo brilho às músicas de leste. Tal como indica o título do seu último álbum “Zaraza”, que na língua eslava significa “contagiante”, também durante os enérgicos concertos do grupo só restará ao público uma opção: dançar até cair.
+

Qua 10 Jun
PFB - ESTARREJA
Sex 12 Jun
CAO - OVAR
Sáb 13 Jun
CAE - SEVER DO VOUGA

Qui 23 Jul
LPM - ÁGUEDA
Sex 24 Jul
ROS - AVEIRO

Sem comentários:

Namastê