terça-feira, 9 de junho de 2009

S.João Pessoa



São João de João Pessoa valoriza raízes culturais nordestinas

De 23 a 28 de junho a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, promove os festejos juninos, que este ano vai homenagear os 90 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro, um dos maiores ícones da música brasileira. Serão 13 shows na praça Antenor Navarro e mais 42 atrações artísticas ligadas à cultura popular, no Largo de São Pedro, tudo no Centro Histórico da terceira cidade mais antiga do Brasil. No São João de João Pessoa - O Melhor da Gente 2009, também está prevista a realização do 'Arraial do Varadouro', que terá a participação de cerca de 30 quadrilhas da região metropolitana. A exemplo das quatro últimas edições da festa, que é promovida pela Prefeitura da Capital paraibana, a programação busca valorizar o que melhor existe na legítima cultural do Nordeste.


A abertura do São João 2009 vai acontecer no dia 23 de junho, com os shows de Pinto do Acordeon e Jorge de Altinho. O evento prossegue até o dia 28 e terá as apresentações de artistas como Santana, Antônio Barros e Ceceu, Biliu de Campina, Silvério Pessoa, Selma do Coco, entre outros. A realização e organização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

As apresentações na praça Antenor Navarro começarão sempre a partir das 21h. O objetivo da iniciativa é promover a cultura e os artistas populares da Paraíba. É também uma forma de ocupar o espaço do conjunto arquitetônico do Centro Histórico da capital, que foi tombado como patrimônio nacional. Outra meta importante do evento é a geração de emprego e renda, que deverá ser alcançada graças à grandiosidade e organização dos festejos que atraem pessoenses e turistas de todas as regiões do país. A festa vai contar com a realização do tradicional 'Concurso de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro', que chega a 13ª edição.

Cultura popular – No segmento de cultura popular, o São João da Capital da Paraíba aglutina manifestações oriundas de vários recantos do estado e de Pernambuco. Neste ano a organização vai trazer os folguedos tradicionais dos municípios da grande João Pessoa, dos pernambucanos Ferreiros, Camutanga e Itambé. Esse casamento vai transformar o Largo de São Pedro Gonçalves em um reduto das diversas facetas da identidade nordestina.

Mais uma vez a festividade vai priorizar as expressões artísticas e culturais regionais. Manifestações folclóricas, a exemplo de côco de roda, afoxé, reizado, cordel, mamulengo, repente, alabê alujá, forró pé-de-serra, ciranda, cavalo marinho e xaxado, que serão apresentadas ao público sempre, a partir das 20h.

O "caldeirão" de folguedos do Largo de São Frei Pedro Gonçalves vai contar com a Tenda do Cordel. De acordo com o chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, o espaço vai funcionar ao lado do palco onde os artistas farão as apresentações. Durante os dias do evento, o púbico poderá adquirir CDs, DVDs e cordéis que estarão à venda.

"A Tenda também tem o objetivo de coordenar a programação cultural, que é uma parceria com o cordelista, cantor e compositor Francisco Diniz. Ele nos dará assistência todos os dias. O local vai receber ainda material de artistas que não vão se apresentar no palco", observou.

Enviado por Ruth Avelino

Sem comentários:

Namastê