terça-feira, 2 de junho de 2009

Curta sobre drogas é produzido na Paraíba



Gravação do curta metragem PEDRO PEDRA - O FILME:
foi um dia produtivo! embora a chuva e outros problemas, conseguimos vencer mais essa batalha, foi muito bom! fizemos a gravação com a equipe reduzida, sentimos falta dos que não foram, mas entendemos, esperamos todos nas próximas. Cristovam deu um show de interpretação, e Saul seguiu com Cristovam, como sempre João Medeiros está de PARABÉNS


Mais uma produção audiovisual genuinamente paraibana começou a ser rodada: o curta-metragem ‘Pedro Pedra’, escrito e dirigido por Rizemberg Felipe. O filme conta com fotografia de João Medeiros, edição de imagens e pós-produção de Wister Galvão.

‘Pedro Pedra’ é uma ficção baseada em fatos reais e conta a história de Pedro, um garoto que ainda na infância tem sua vida tristemente marcada pelo uso de drogas.
O papel principal é interpretado por José Saul, um ator iniciante que tem a responsabilidade de levar boa parte do filme. Embora a maioria do elenco seja de amadores, há nomes como Joálisson Cunha ator profissional que recentemente atuou na "Paixao do Menino Deus", entre outros.

Também já foi confirmada a participação do rapper carioca Thogun, que participa do filme “Verônica” e vai narrar trechos do enredo. O papel principal ficou nas mãos do ator iniciante José Saul. Tem também a atuação de Joálisson Cunha, que recentemente atuou na Paixão do Menino Deus, e de Cristovam Tadeu, que abraçou o projeto integrando o elenco do filme.

Texto de Cristovam Tadeu sobre como foi sua experiência no filme:

“Estava eu louco pra participar do filme de Eliéser Rolim ( O Sonho de Inacim), mas fui logo impedido de fazer qualquer teste porque um amigo nosso disse que Eliéser me considerava cômico demais pro filme dele. Se é verdade ou não, me foi dito. Nem tentei fazer o teste. Quando vi uma matéria na TV sobre um filme que estava sendo rodado aqui pelo diretor Rizemberg Felipe, eu não titubeei: Aproveitando a nossa amizade, liguei pra ele me convidando pra fazer o filme e ele... aceitou.

Pronto, começou o meu processo de ator para elaborar o personagem que ele tinha pra mim, um traficante de crack que manipula o menino Pedro, personagem principal do vídeo Pedro Pedra. Ele pediu pra deixar a barba crescer, eu até topei, mas, pra variar, ainda fiz piada: “Poxa, Rizemberg...Bandido não usa mais barba, olha lá no Congresso Nacional?!?”. A comédia está encarnada em mim. E neste final de semana foi a bendita gravação. A locação foi numa micro-mini ferro velho lá pelos Bancários, mostrei o figurino e o diretor aprovou, o diretor de fotografia João Medeiros também...A cena, mesmo pequena foi gravada em umas 2 horas, a experiência muito boa, sabe, aquela coisa de estar numa locação ajuda a compor o personagem, e os laboratórios que fiz no teatro me ajudaram bastante a me transformar no tal bandido. Na cena, ele dá uma bronca no Pedro por ele estar fumando as tais “pedras” de crack ao invés de vende-las. Contracenando com o pequeno José Saul (Pedro) vi que mesmo “verde” ele rende bem, encarou bem o fato de estar dividindo a cena com um desconhecido. TV, cinema, vídeo, não se resolve no começo, nem no meio, só no fim. Fizemos vários takes de vários ângulos, sempre com a paciência e dedicação de Rizemberg e João. Fazer filme hoje com baixo orçamento é assim: uma câmera, vários ângulos e muita alma pra se entregar ao projeto. Acho que Berg e João gostaram do que viram espero que no fim (edição) tudo se resolva. Eu como ator não sei, espero que aproveitem bem o que fiz , ou não, quem sabe? Só sei que estar ali com aquela mini equipe, me fez sentir o ator que carrego aqui dentro, que tanto me ajudou na formatação do humorista e que naquele dia estava presente pra compor um personagem sério. Foi sim, uma experiência muito rica. Agora descobri que além do cômico, o trágico também está encarnado em mim. “

"Estamos fazendo este filme para mostrar um mundo que, embora a gente não veja, está perto de nós", disse o diretor. Totalmente independente e sem recursos, Rizemberg pretende terminar o filme até o mês de maio para concorrer nos principais festivais nacionais da categoria.

Aqui deste lado do Atlântico,em Portugal,ficamos curiosos para ver "Pedro Pedra"
Quem sabe no próximo Cineport?
Toda a informação em
http://pedropedraofilme.blogspot.com/
Fotos de Beatriz Vicktoria

2 comentários:

aparaibatem disse...

Notícia boa e filme corajoso.
Abordar um tema como o consumo de droga que é um tema muito explorado é deveras um ato de coragem.Mas, aos ousados o brilho dos holofotes e a certeza do compromisso com a cultura e a sociedade.
Parabéns a toda equipe.
Linda Susan

Ednamay disse...

Partindo de gente experiente em fotografia, como Berg essa equipe vai ganhar muitos prêmios sim aqui e lá em Portugal.

Cristovam é ator e não importa o genêro, Joalisson Cunha um dos melhores de nossa nova safra canta, toca, dança , representa e apresenta, João é mil.

Só tenho que desejar boas vindas e muita sorte ao pequeno Pedro e que ele deixe a pedra somente no mundo do cinema ...

Namastê